segunda-feira, 4 de julho de 2011

A Fonoaudiologia

Ciência que tem por objetivo a pesquisa e o estudo dos métodos e técnicas de prevenção, promoção e terapia, realizados na comunicação oral e escrita, audição, voz e deglutição, sendo extremamente útil ao desenvolvimento do ser humano.
A  fonoaudiologia como auxiliar do desenvolvimento infantil engloba o desenvolvimento (motor, oral, cognitivo e lingüístico) normal e patológico da criança, que são noções importantes para a estimulação correta em cada idade. Além disso, auxilia na prevenção de problemas que possam surgir e no tratamento precoce de bebês, podendo, inclusive, auxiliar e acompanhar – não apenas o bebê, como também a lactante –  desde a amamentação.  
Através de avaliações com técnicas especializadas, pode-se detectar o período do desenvolvimento em que a criança se encontra e se está ou não condizente com o esperado para a idade.  A partir da avaliação, se necessário, pode-se iniciar o atendimento fonoaudiológico com o objetivo de estimular ou aprimorar as funções não adquiridas ou não corretamente desenvolvidas detectadas na avaliação. O fonoaudiólogo também pode realizar um aconselhamento, a fim de orientar os pais ou cuidadores a lidar com a situação e a auxiliar durante o período de aquisição e/ou reestruturação das habilidades do familiar.  
Muitas crianças apresentam respiração oral, o que não é benéfico para a saúde, o desenvolvimento corporal e o processo de aprendizagem. Nestes casos, o profissional de fonoaudiologia pode atuar na melhora da coordenação respiratória e sua funcionalidade.
Fonoaudiólogos atuam desde tratamento com bebês até com idosos, pois durante todo o ciclo vital podem aparecer alterações (neurológicas ou externas), que prejudiquem a voz, a respiração, a mastigação, a expressão facial, a linguagem e a deglutição.
Terapias fonoaudiológicas são extremamente úteis também a pacientes com síndromes, deficiência mental, paralisia cerebral, psicose infantil, câncer de laringe, traquéia, esôfago, doenças degenerativas, deficiência auditiva, fissura lábiopalatino,queimaduras de cabeça e pescoço e em avaliações audiológicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário